6 razões mais citadas para implementar Business Intelligence
Equipe Plugger BI2023-12-27T14:12:19-03:00São várias as razões que despertam nas empresas o interesse pela implementação de soluções de Business Intelligence. A maioria das grandes empresas já aderiram a essas soluções, mas o crescimento atualmente tem ocorrido nas empresas de pequeno e médio porte no qual o impacto tem sido bastante positivo.
As 6 razões que vamos abordar nesse post são universais conforme se conversa com gerentes, diretores, coordenadores, enfim, tomadores de decisão de diversos segmentos e departamentos. Esses itens foram citados originalmente por Ralph Kimball em seu livro The Data Warehouse Toolkit. Veja se algum desses tópicos se aplica para você também.
“A empresa dispõe de um enorme volume de dados, mas não consegue acessá-los.”
Os dados e a informação existem dentro das empresas, mas é complexo e oneroso a compilação disso. Os softwares ERP possuem muitas consultas e relatórios que atendem a parte operacional das empresas, mas no nível gerencial os profissionais se deparam com problemas que fogem do dia-a-dia e precisam estruturar uma forma particular de gestão e geração de informação, nesse ponto o ERP não consegue atender. Para tentar resolver, as empresas recorrem a planilhas Excel, emitindo vários relatórios no ERP para compilar manualmente nas planilhas.Em soluções de BI o acesso aos dados é simples e fácil com módulos que permitem aos gestores gerar informações da forma como for necessário. Claro que existe limitações, mas depois de tantos cases existentes se pode dizer que as possibilidades são enormes, pois a flexibilidade de manipulação dos dados é muito grande.
“Os gestores precisam visualizar apenas o que é realmente importante.”
Os softwares ERP procuram atender todo um segmento com um mesmo software, dessa forma as análises e relatórios são complexos e possuem muitas informações para tentar atender todas as necessidades. Ainda assim para muitos profissionais faltam informações que precisam e sobram informações desnecessárias. Isso acaba gerando perda de tempo e problemas na interpretação dos dados.No BI o objetivo é personalizar a informação de acordo com o que o profissional precisa visualizar. A forma de gestão que cada profissional usa é automatizada dentro do software gerando somente o que é importante e necessário.
“É preciso tornar mais fácil para os profissionais acessarem diretamente os dados.”
Os profissionais, muitas vezes, não têm tempo para acessar uma tela complexa cheia de campos e ficar selecionando e informando os filtros que deseja gerar. Telas complexas causam dificuldade de uso e perda de tempo, sendo que o principal objetivo é o uso da informação e não a geração dela.O BI possui recursos no qual com um ou poucos cliques o gestor tem acesso à informação que precisa, pois, a mesma foi previamente personalizada para o mesmo. Os softwares foram desenvolvidos para que os gestores consigam gerar informações com pouco treinamento de forma fácil e rápida.
“Muitos profissionais dentro da empresa trabalham exatamente com os mesmos indicadores, mas usando números diferentes.”
Quando os profissionais começam a utilizar planilhas em seus departamentos para melhor gerir os mesmos acaba ocorrendo de um mesmo indicador ser visto com números diferentes pois na hora de gerar cada um gerou de uma maneira diferente.Com o BI o processo de geração dos dados é centralizado e personalizado para que cada indicador, cada valor, seja mostrado da mesma forma para todos na empresa. Todos veem os mesmos números.
“É necessário combinar os dados a partir de fontes diversas.”
As empresas possuem um ou mais softwares, o problema é que cada software trabalha com os seus dados, não possibilitando o cruzamento de informações. Dessa forma, planilhas Excel novamente devem ser usadas.As soluções de BI por natureza se integram a uma variedade de fontes de dados para gerar as análises e cruzamentos. Se integram a diversos banco de dados, como por exemplo o Oracle, SQL Server, MySQL, Firebird, Postgres, Progress, arquivos texto, planilhas Excel, dentre outros. Uma prática comum é o profissional desenvolver seu orçamento, metas, ou outros números em planilhas eletrônicas e o BI importar e cruzar com os dados do ERP.
Além de dados internos, pode-se utilizar dados externos como IBGE ou outras entidades de classe, cruzando dados de mercado com dados internos da empresa para análise de Market Share, potencial de mercado, etc. Ex: consumo de ração animal por município (IBGE) x Vendas de ração animal da empresa.
“Os gestores precisam usar informações para dar um suporte a tomada de decisões baseando-se em fatos.”
Os profissionais baseiam-se muito em sua experiência para tomar decisões. Experiência essa que é muito importante a empresa possuir, mas que deve estar baseada em fatos, números.Através da implementação de soluções de BI a experiência dos profissionais é potencializada com números reais referentes o que está ocorrendo exatamente, tornando as chances de acerto nas decisões muito maiores.